Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Matéria - Tirar peso, por onde começar?

Uma questão que sempre é levantada na hora de tirar peso da bike é por onde começar, ou qual será o próximo passo. 
Normalmente pra avaliar peso gosto de pensar que existem 3 peças, ou grupo de peças que são responsáveis pelos maiores alívios de peso. São eles: Rodas (aros, cubos, pneus, câmaras, raiação, niples, cassete e discos), Suspensão, e conjunto de quadro + shock. Todas as outras peças (guidão, câmbio, caixa de direção e etc) também podem ter seus pesos reduzidos, mas não será uma mudança muito significante.
Na minha opinião, baseada na minha experiência, nas rodas é onde se tem o resultado mais significativo na hora de tirar peso. Lógico que quadro e suspensão irão aliviar bastante também dependendo do caso, mas nas rodas é onde se sente mais.
Uma experiência simples é usar a mesma bike só que com jogos de rodas diferentes (um mais leve e um mais pesado). A diferença na rolagem, maneabilidade e resposta da bike é muito sensível, sendo as rodas mais leves as que levam maior vantagem em todos os quesitos.
Considerando isso que eu falei, a primeira coisa que penso na hora de tirar peso é nas rodas.
Algumas dicas para aliviar peso nas rodas são:
- Uso de cassetes menores de speed (no downhill não há a necessidade de usar um cassete 11-34 por exemplo)
- Pneus mais leves (não abro mão dos parede dupla por nada, mas existem opções bem leves e boas por aí)
- Uso de câmaras mais leves ou até mesmo sistema tubeless (o sistema tubeless não é necessariamente mais leve que sistemas com câmara)
- Cubos rolamentados ao invés de cubos roletados (de bolinha). O ganho não será só tirando peso mas também com menor resistencia a rolagem e maior durabilidade)

O custo para se ter uma roda leve e boa pode não ser o menor, mas com certeza será o melhor custo x benefício. Hoje em dia também é muito fácil achar boas oportunidades de peças usadas, de excelente qualidade e conservação a um preço bem razoável.

É isso!

Abraço e bons rolés!