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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Avid XX 2012

A Sram anunciou a pouco tempo uma nova linha de freios hidráulicos: Avid XX e XX World Cup.
Muito de seu design foi "emprestado" dos freios Avid Elixir 7 e 9 que foram recentemente redesenhados para melhorarem sua performance e durabilidade.
O corpo do manete é feito de magnésio para um resultado extremamente leve. A regulagem do contato das pastilhas, tem um perfil mais baixo e o ajuste de altura do manete tem que ser feito com alguma ferramenta, ao contrário dos modelos Elixir onde tinham uma regulagem livre de ferramentas (tool free). Alguns detalhes estruturais do manete também foram levados em consideração para reduzir peso, como a diminuição do tamanho do cilindro mestre (master cylinder) e aumento de sua conicidade. Até mesmo a abraçadeira para prender o manete no guidão é mais trabalhada. O freio é compatível com o Matchmaker o que pode reduzir ainda mais peso no conjunto.
O sistema de freios ainda passou por um uptade em seu funcionamento, onde a Sram evoluiu e refinou mais ainda seu sistema.
Mudanças estas:

  • Internos todos novos, com reservatório de alto volume
  • Nova funcionalidade "air trap" (funcionalidade para facilitar a sangria)
  • Vias de sangria (bleed ports) melhoradas
XX
fonte: divulgação

XX WC
fonte: divulgação



Apenas no manete já há uma evolução incrível antes os modelos anteriores, mas são nos cálipers (pinças) que fica a grande novidade.
Diferentemente dos modelos de freios anteriores, os novos cálipers não precisam mais daquelas buxas e espaçadores para serem montados. Esse novo sistema é chamado pela Sram de "Non CPS system" onde CPS significa Caliper Position System (que corresponde exatamente aquelas buxinhas e espaçadores que tinhamos que usar em modelos anteriores). Os novos cálipers dos freios XX são essencialmente os mesmos dos antecessores Elixir, porém as superfícies de montagem são ligeiramente mais extendidas, possibilitando assim o cáliper ser non-CPS, o que além de aliviar peso torna a instalação muito mais simples, rápida e fácil.

fonte: divulgação


O cáliper dos XX é inteiro forjado em alumínio, já o cáliper do freio XXWC é forjado em magnésio.

XX e XXWC
fonte: divulgação


O peso divulgado do freio XX é de 289g por roda, já o XXWC é de 270g por roda. Isso corresponde a 88g mais leve do que os freios Elixir 9 e 18g mais leve que o atual freio XX.

Os freios ainda apresentam os novos rotores HSX que garantem ficar mais frios durante seu uso e suportam melhor condições molhadas ou com barro. Disponíveis em 140mm, 160mm e 180mm.


fonte: divulgação

É isso!
Bons rolês a todos!